Impostos e Tributos

Empresas gastam cerca de R$ 180 bilhões por ano com burocracia tributária

Você sabia que as empresas gastam cerca de R$ 180 bilhões por ano com burocracia tributária?

Atualmente, para estar em dia com as obrigações fiscais no Brasil, uma empresa precisa seguir o que consta em 4.626 normas – 51.945 artigos, 121.033 parágrafos e 386.993 incisos. São 53 novas normas fiscais a cada dia útil.

Os dados são de um estudo do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT) sobre a quantidade de normas editadas no Brasil – foram 6,7 milhões - desde a promulgação da Constituição Federal, que completou 33 anos no último dia 5 de outubro.

Ou seja, são muitas normas sendo revogadas, substituídas ou criadas o tempo todo, fazendo com que os contribuintes precisem conhecer cada uma delas, saber interpretá-las corretamente, fazer os cálculos, declarar e pagar o tributo.

E isso acaba sendo um grande desafio para muitos contribuintes diante da complexidade e da superprodução legislativa. Para se ter uma ideia, somadas as esferas Federal, Estadual e Municipal, chega-se a 443.236 regras fiscais direcionadas às empresas e pessoas físicas.

Como a sua empresa tem lidado com essas atualizações? Você sabe identificar se está tudo certo para não correr o risco de ser cobrado mais tarde pelo governo?