Assuntos jurídicos

A importância da transparência do assessoramento jurídico

Por
Adriano Tadeu Troli
em
17/12/18

Quando pensamos em assessoramento jurídico voltado para as empresas levamos em consideração a prevenção de problemas futuros em relação às exigências das leis.

Em tempos de crise a assessoria jurídica se torna ainda mais necessária em vários aspectos.

O empresário não pode ser surpreendido com atrasos e manter em ordem os impostos, taxas entre outros pagamentos ao Estado. Dessa maneira, evita aborrecimentos e não compromete o funcionamento da empresa.

As incontáveis edições de leis no Brasil dificultam o acompanhamento por parte do empresário, cabe ao profissional da área jurídica manter a iniciativa privada atualizada das leis trabalhistas, tributárias, previdenciárias, entre outras. Estar sempre atento às mudanças, também é uma forma de evitar custos.

O trabalho do assessoramento jurídico é muito individualizado. Cada empresa necessita de um tipo de assistência e se enquadrada em um tipo de legislação.

O profissional da área jurídica vai estudar o que é melhor para aquele empreendimento e onde ele se encaixa para se beneficiar do processo.

Segundo o especialista e sócio da TSR advogados Adriano Troli, é importante minimizar os impactos da legislação tributária. “As leis estão em constantes mudanças e há fatores que se aplicam para determinadas categorias e que outras não podem se beneficiar”, acrescenta Troli.

Outro ponto que colabora com bons resultados é o planejamento eficiente e seguro que evitam questões que possam dar início a uma demanda judicial.

“Geralmente, os processos judiciais são morosos e atravancam o crescimento da instituição, além de gerar altas despesas”, destaca o Advogado.

Tags:
Voltar